quarta-feira, 7 de março de 2012

dicas




  • Como eliminar as pulgas, carrapatos e suas larvas do ambiente

Use água sanitária comum diluída 1 parte para 11 partes em água potável. Ela mata por contato, por isso depois de aplicar, deixe secar. Esta diluição é totalmente segura para usar, não irrita a pele, porém descolori os tecidos.


  • Vaselina Líquida.
A Vaselina Liquida (VL) elimina o mau cheiro, amacia a pele, repele 100% das pulgas e carrapatos, elimina a maioria das micoses e da sarna.
Repõe a oleosidade natural da pele, perdida com o banho e deixa o pelo macio e brilhante.  Pode usar a vaselina liquida filtrada, sem cheiro, ou a comercial.
Para que a VL seja eficiente contra pulgas e carrapatos, estes devem ser eliminados previamente do ambiente.

Como aplicar: usar uma seringa sem agulha e aplicar direto na pele, abrindo o pelo com os dedos, começar detrás das orelhas até a ponta do rabo. Aplicar nos flancos, quadris e barriga.  A VL se espalha sozinha pelo resto corpo todo durante os 3 dias seguintes. Aplicar em cães muito ressecados todo dia até o restabelecimento da oleosidade natural, depois só fazer manutenção cada 10-15 dias.  Use papel para absorver a VL das suas mãos e da seringa. Se há feridas abertas na pele, elas devem ser previamente higienizadas com álcool e tratadas com pomada de antibiótico até cicatrizarem.

Importante:  NÃO aplicar em gatos, para eles a Vaselina Liquida é mortal !



  • Como cortar a unha do seu cachorro.






Limpando os olhos:


 Muitos cães acumulam muco no canto dos olhos. Segure a cabeça dele com firmeza e lave os olhos usando um algodão úmido para cada olho. Esta ato torna-se bem mais fácil quando o cão já compreende as ordens "senta" e "quieto". 








Examinando a boca: 


Procure utilizar recompensas de comida para ensinar o cão a deixar que lhe abra a boca para ser examinada. A queixada deverá ser segura suavemente mas com firmeza. Deve-se verificar os dentes e gengivas uma vez por semana. Algumas raças precisam de limpeza nas dobras dos lábios e de uma verificação mais regular das gengivas. Utilize hastes flexíveis para remover a sujeira.






Limpeza de tártaro, tratamento de canal, aparelhos ortodônticos e uma série de técnicas e equipamentos vêm sendo desenvolvidos para cuidar da saúde bucal dos animais de estimação. É o fim da era do “bafo de onça” nos pets. Tratamentos dentários sofisticados estão disponíveis para cães e gatos, visando a saúde bucal e, consequentemente, a saúde como um todo. As doenças periodontais (que comprometem a gengiva e as estruturas abaixo), quando não tratadas e em estágios avançados, funcionam como porta de entrada para bactérias na corrente sanguínea, podendo lesar órgãos vitais do animal. A forma mais adequada de prolongar a dentição saudável dos cães e gatos é a prevenção, iniciada quando ainda pequenos. Os veterinários indicam a escovação dos dentes de animais jovens – com escovas especiais, disponíveis em pet shops – para que se familiarizem desde cedo com essa prática. A escovação auxilia na prevenção do acúmulo da placa bacteriana (formada por resíduos alimentares e bactérias) e do tártaro (calcificação da placa bacteriana), que é o responsável pelo início da maioria dos casos mais graves. Os médicos veterinários alertam que outro fator fundamental para a manutenção da dentição saudável é a alimentação. A adoção da ração seca no cardápio diário reduz o acúmulo da placa bacteriana, retardando todo o processo. A prevenção evita que os animais necessitem de tratamentos dolorosos, incômodos, e muitas vezes, caros. Consulte o médico veterinário de sua confiança para maiores informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário