sexta-feira, 25 de novembro de 2011

JIBÓIA (Boa constrictor)

jiboia
Características � pode atingir 4,5 m de comprimento. É a segunda maior serpente das Américas. Possui um belo padrão de colorido muito variado com ocelos dorsais escuros contrastando com cores claras como o cinza ou o amarelado. Apesar de ter a cabeça triangular, não é peçonhenta.
Habitat � matas, cerrados e caatingas
Ocorrência � do México ao norte da Argentina
Hábitos � é de índole pacífica, não é venenosa e nunca ataca o homem. Ao contrário, foge muito lentamente à sua aproximação. Pode também tentar assustar o inimigo silvando alto. Apanha as suas vítimas ficando à espreita oi surpreendendo-as silenciosamente. Enrosca-se em torno delas e contrai o corpo até que a vítima não consiga respirar e morra sufocada. Engole a vítima tragando a cabeça primeiro e a digere devagar, caindo num torpor que dura às vezes diversas semanas. Despende pouca energia e pode ficar muito tempo sem comer. Passa a maior parte do tempo nas árvores. Gostam de ambientes mais abertos como o cerrado e a caatinga, nas florestas são sempre encontradas nas bordas das matas, capoeiras, ou clareiras, vive tanto no chão da floresta como no alto das árvores.
Alimentação � carnívoro (aves, mamíferos pequenos e lagartos grandes).
Reprodução � vivípara. Produz de 8 a 49 filhotes por ninhada, após gestação de 127 a 249 dias.
Ameaças � caçada por servir como animal de estimação e por causa do temor do homem do campo que lhe acusa a morte de vários animais domésticos. 


LAGARTIXA (Phyllopezus pollicaris)

Características � coloração de fundo predominantemente cinza, com manchas negras pelos flancos e corso, pupila vertical lombada, penúltima falange com dígitos dilatada, com lamelas infradigitais simples, todos os dígitos com unhas. Atingem em torno de 8,5 cm de comprimento.
Habitat � matas, caatingas, áreas urbanas.
Ocorrência � todo o Brasil.
Hábitos � são excelentes trepadoras. São acrobatas consumadas. Para elas nada é mais fácil do que subir facilmente por paredes de vidro ou pelas janelas. Se chegar ao teto, anda por ele de cabeça para baixo. Nunca perde a aderência, porque tem, entre os dedos, fileiras  de pequenas  lâminas  transversais  forradas  de
lagartixa
pêlos microscópicos em forma de ganchos. Esses pêlos se prendem à mínima saliência de qualquer superfície e podem aderir melhor do que ventosas. Durante o dia ela esconde-se em uma rachadura no teto ou atrás dos móveis, para fugir do calor. À noite ela sai. No mato, a lagartixa vive só e defende zelosamente seu território.
Alimentação � larvas e insetos adultos.
Reprodução � põe 1 ou 2 ovos numa casca de árvore ou numa fenda de pedra. Meses depois eles se abrem.


MATA-MATÁ (Chelys fimbriatus)

mata mata
Características � carapaça marrom ou preta com até 45 cm de comprimento. A couraça é reduzida, estreita, sem articulações, encurtada na frente e profundamente chanfrada atrás, possuindo 3 quilhas longitudinais, com uma coloração marrom escura ou clara. O plastrão é um pouco mais claro e mais colorido, com placas escuras e linhas claras nas separações das placas. Cabeça bastante distinta, triangular, grande, extremamente achatada. Possui numerosas abas de pele. Tem doisbarbilhos no queixo e dois adicionais barbilhos filamentosos na mandíbula. O focinho é longo e tubiforme. A mandíbula superior não é nem curva nem chanfrada. Cabeça, pescoço, rabo, e membros são marrons acinzentados nos adultos. O pescoço é bastante longo, mais longo que a vértebra dentro da carapaça,  e  é franjado com pequenas abas de pele ao
longo dos dois lados. Suas patas são extremamente fortes e largas e cada pata dianteira tem cinco garras com membranas natatórias. Machos têm couraças côncovas, rabos compridos e longos. Recém-nascidos são mais coloridos que os adultos, com cores rosas e vermelhas na cara e no casco. A carapaça, cabeça triangular e membros lhe proporcionam ótima camuflagem, dando-lhe uma aparência similar a folhas e pedras. Possuí diversas franjas na cabeça muito similares a vermes, essas franjas foram responsáveis pela origem de seu nome científico Chelus fimbriatus, que em latim significa tartaruga franjada ou ornamentada. Os olhos são pequenos e muito sensíveis, proporcionado uma visão bem fraca. Podem viver aproximadamente 35 anos. De difícil distinção sexual, nos machos pode-se observar um plastrão um pouco mais convexo, as fêmeas são um pouco maiores e a base da cauda dos machos é um pouco mais larga.
Habitat � rios lentos, lagos calmos, pântanos e brejos com bastante vegetação e fundo lodoso. Prefere águas rasas onde ela possa alcançar a superfície para respirar.
Ocorrência � norte da Bolívia, leste do PeruEquador, leste da ColômbiaVenezuela, nas Guianas, e no norte e centro do Brasil.
Hábitos � semi-aquática, pode segurar a respiração por muito tempo, ficando imóvel no fundo. Prefere rastejar no fundo que nadar, e provavelmente não se expõe à luz do sol . Não são boas nadadoras.
Alimentação � carnívora, se alimentando de invertebrados aquáticos e peixes. Possuí um sistema de caça sofisticado, além de uma fantástica camuflagem. Uma predadora que espera na espreita, ela se enterra parcialmente no fundo ficando imóvel e quando um peixe se aproxima atraído pelos seus apêndices que a ajudam a se misturar na vegetação. Possuem tímpanos em ambos os lados da cabeça que detectam vibrações na água e localizam precisamente suas presas. Com a presa localizada, impulsiona sua cabeça para fora e abre sua enorme boca o máximo que puder, criando uma pressão que suga a presa para dentro da boca rapidamente. Aí, fecha sua boca, a água é expelida lentamente, e a presa é engolida por inteiro. A presa precisa ser de um tamanho adequado para a tartaruga, pois não consegue mastigar muito bem devido à forma de sua boca. Na falta de alimentos de origem animal, podem se alimentar de plantas aquáticas.
Reprodução � a reprodução não é de difícil ocorrência. Os machos se mostram para as fêmeas estendendo seus membros, baforando a cabeça em direção à fêmea com a boca semi-aberta, e movendo suas abas laterais da cabeça. A desova ocorre de outubro a dezembro e é composta normalmente de 10 a 28 ovos frágeis e esféricos, com aproximadamente 3,5 centímetros de diâmetro. Os ovos são enterrados de uma só vez nas beiras de rios e lagos. A temperatura de incubação situa-se entre 25 e 29 ºC e o período de incubação é de 180 a 205 dias. As tartaruguinhas nascem com cerca de 4 a 5 centímetros de comprimento e possuem coloração amarelada ou alaranjada. Atingem a maturidade sexual aos 5 anos de idade aproximadamente.
Ameaças - é muito procurada por criadores amadores e por zoológicos, por causa de sua aparência e pelas exigências modestas para ser mantida em cativeiro, tornando-a uma espécie muito caçada e comercializada ilegalmente. 



MUÇUà(Kinosternon scorpioides)

Características � tartaruguinha de pequeno porte que atinge no máximo 27 cm de comprimento. A carapaça é marrom-escura com manchas vermelhas e apresenta três quilhas no dorso. A cauda possui uma espécie de unha no final. No macho, a cauda é bem maior que na fêmea. A muçuã é bastante agressiva quando importunada. Para se defender, possui uma placa córnea afiada (o equivalente aos dentes) e uma mandíbula forte. Assim, consegue dar uma mordida dolorida.
Habitat � campos alagados e em lagoas.
Ocorrência � no Brasil é encontrada no Maranhão e Pará. Ocorre também no Peru, no Equador, na Colômbia, na Bolívia, na Venezuela e nas Guianas.
Hábitos � vive no fundo das lagoas e, durante o período de reprodução, é possível encontrá-la em terra firme. Há uma época do ano em que se enterra até a cabeça e passa por uma espécie de hibernação, comportamento ainda não compreendido pelos cientistas.
mucua
Alimentação � onívora, comendo peixes, girinos, insetos, algas etc.
Reprodução � a cópula dura dois dias. O macho segura a fêmea com as quatro patas e a cauda e fica com o pescoço inteiro esticado. Há indícios de que o acasalamento pode ocorrer em qualquer época do ano. A fêmea põe os ovos em um buraco na terra caprichosamente cavado com as patas de trás. Em média, três ovos são colocados por postura. Depois, o animal os enterra, abandonando definitivamente o local. O tempo de incubação é de 100 a 200 dias. Quando os filhotes nascem, rompem a casca com um tipo de dente que possuem abaixo das narinas, chamado ovorruptor, e vão em direção à água.
Ameaças - está ameaçada por ser muito apreciada na culinária nortista. É uma das menos conhecidas pela ciência e provavelmente uma das mais ameaçadas. Apesar de a caça ser proibida, no Maranhão e no Pará, ela é tida como iguaria da culinária local e servida clandestinamente em hotéis e restaurantes finos. Nas praias, os bichinhos são vendidos às dúzias, vivos e pendurados em um pau, do mesmo jeito que se faz com caranguejo. São as chamadas cambadas ou pencas. 


MUÇURANA (Pseudoboa clelia)

mucurana
Características � pode atingir 2,40 m de comprimento. Sua coloração varia com a idade. Quando jovem é rosácea e negro-chumbo nos adultos, na região dorsal. Região ventral com coloração branco-amarelada. É o ofídio mais útil e inofensivo que se conhece.
Habitat � matas de vegetação rasteira, fechada.
Ocorrência � Américas Central e do Sul, da Guatemala ao Brasil.
Hábitos � noturnos. É extremamente ágil.
Alimentação � jararacas. Na falta delas ou de outras cobras, satisfazem-se  até  com  pequenos.  Ataca  as
outras cobras prendendo-as na boca com seus fortes dentes (de 10 a 15), varando-oas preferencialmente no terço anterior do corpo da vítima, enrosca-se rapidamente nela, matando-a por constrição. Em seguida, ingere totalmente sua presa.
Ameaças - morte irresponsável pelos homens do campo, destruição do habitat e tráfico de animais silvestres. 


PAPA VENTO (Enyalius iheringii)

Características � é um dos lagartos mais comuns, encontrado até mesmo em parques nas grandes metrópoles. é um lagarto pequeno, com cerca de 25 cm de comprimento e podendo atingir o peso de 1 Kg . De estrutura leve, sua cabeça é relativamente grande se comparada ao resto do corpo, terminado em uma longa e fina cauda. Possui uma série de escamas eréteis de pequeno tamanho sobre as costas. Geralmente, o macho é marrom ou verde uniforme. Já a fêmea pode apresentar três outros tipos de padrões de cor: uma listra vertebral marrom-escuro margeada da creme; uma série vertebral de losangos marrom-escuros margeados de  creme;  ou  vários  pequenos  círculos  amarelados.
papa vento
Quando adultos, as fêmeas podem chegar a 35 cm de comprimento e os machos, a 30 cm . Também chamado de camaleão. Porém, apesar de poder mudar o tom de sua coloração entre claros e escuros, ele não o faz rapidamente nem com tanto detalhamento como faz o camaleão. Ainda assim, é um animalzinho que se vale muito mais da camuflagem para se defender que da agressividade, e você pode estar a menos de um metro de um deles e não conseguir vê-lo. Vive aproximadamente por 10 anos.
Habitat � Mata Atlântica
Ocorrência � do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul
Hábitos � é uma espécie diurna, ativa durante todo o dia, que passa a maior parte do tempo imóvel, camuflando-se em pequenos arbustos. Geralmente, é encontrado na folhagem que recobre o solo e nas partes baixas das árvores, mas podem mesmo dividir o topo das árvores com lagartos como o Iguana ou as rochas com o lagarto preto. Se encurralado, não teme dar grandes saltos para fugir de seus predadores, mesmo que caiam de alturas consideráveis. Inofensivo, é ágil em troncos de árvores, onde sobe com grande rapidez. Pode mudar de cor quando se sente ameaçado.
Alimentação � insetívoro, principalmente cupins e formigas, que costumam capturar na parte mais baixa dos troncos de árvores. Desempenha importante papel no controle populacional de insetos.
Reprodução � a época de reprodução coincide com o aumento da temperatura e, portanto, com o aumento do número de insetos da mata. As fêmeas têm entre 10 a 15 cm quando atingem a idade reprodutiva, e sua postura é realizada, em geral, no auge do verão, e ao eclodirem, no outono, ainda há insetos o bastante para alimentar bem os filhotes. Desova geralmente no solo da mata entre 05 e 15 ovos por postura, que eclodem após 70 dias de incubação. 



SUCURI AMARELA (Eunectes notaeus)
Características � atinge em torno de 2 a 3 m de comprimento. É menor que a sucuri verde.
Habitat � rios, lagos e matas próximas a rios
Ocorrência � região central da América do Sul
Hábitos � noturnos. É menos agressiva que a sucuri verde. Vivem boa parte do tempo na água e são excelentes nadadoras.
Alimentação � carnívoro (grandes mamíferos e aves).
Reprodução � produz de 5 a 19 filhotes por ninhada, após gestação de 225 a 270 dias
Ameaças - morte irresponsável pelos homens do campo e destruição do habitat. 
sucuri amarela


SUCURI VERDE (Eunectes murinus)

Características � pode medir até 11,6 m de comprimento. Muito volumosa, pesando às vezes mais de 150 kg , raramente ultrapassa os 8 metros , possui cores de fundo de um pardo azeitona, com ocelos negros em par na região dorsal, ventre amarelo vivo com manchas negras irregulares. N a cabeça possui uma faixa larga amarelo-escuro. Cabeça triangular, em pescoço pronunciado, olhos pequenos; possui faixa negra que vai dos olhos até a parte posterior da boca. É considerada a maior cobra do mundo e é o maior réptil brasileiro. Não é peçonhenta, mata suas presas enrolando-se em seu corpo e estrangulando-a.
Habitat � lagos, rios e pântanos.
Ocorrência � Venezuela, Guianas, Bolívia, Colômbia e Brasil (centro-oeste e Amazônia).
Hábitos � noturno ou crepuscular. Exímia nadadora e possui hábitos intimamente ligados à água.
Alimentação � peixes, rãs, capivaras, veados, jacarés, e qualquer animal desavisado que vai fazer uso da água na hora errada.
Reprodução � vivípara. A incubação dura em torno de 180 dias, nascendo entre 10 e 20 filhotes no início da estação chuvosa.
Ameaças � sua diminuição populacional deve-se a caça predatória do homem, interessado no couro forte e grande que esta cobra possui e pela carne, além da destruição dos ecossistemas aquáticos e ultimamente, é muito traficada pelo interesse dos zôos do mundo inteiro. 


SURUCUCU (Lachesis muta muta)

Características � é uma das maiores serpentes venenosas do mundo. Pode atingir 3,5 m de comprimento. Suas presas medes 3,5 cm de comprimento. A cauda termina numa espinha córnea, que denuncia a sua presença quando ele passa no meio dos arbustos. Corpo com coloração marrom-escuro contornado de verde amarelado. É dotada de fosseta loreal entre o olho e a narina. São orifícios com o fundo revestido por uma membrana sensível a pequenas variações de temperatura. Ao mesmo tempo, possui uma cobertura móvel que lhe permite localizar a fonte de calor.
Habitat � florestas tropicais úmidas
Ocorrência � América Central e do Sul
Hábitos � caça à noite. Seu bote é muito potente, podendo ultrapassar 1/3 do comprimento do seu corpo. São muito agressivas.
Alimentação � principalmente roedores
Reprodução � ovípara. A incubação dura em torno de 76 a 79 dias.
Ameaças - morte irresponsável pelos homens do campo, destruição do habitat e tráfico de veneno. 
surucucu


SURUCUCU PICO DE JACA (Lachesis muta rhombeata)

surucucu pico de jaca
Características � é a maior viperídea do mundo e a maior serpente peçonhenta das Américas, podendo chegar a 4,5 m de comprimento, sendo comum animais com 2,0 m . Possui colorido de fundo de tons amarelado ou alaranjado, sobreposto por losangos negros na região dorsal. Possui escamas dorsais fortemente quilhadas e eriçadas, lembrando "picos de jaca", daí seu nome vulgar. Suas presas ultrapassam 2 cm de comprimento, seu bote pode ultrapassar 2 m de extensão e no mínimo 1 m de altura. Seu veneno é bem menos ativo que o da Jararaca. Tem a cauda terminando com um espinho.
Habitat � floresta atlântica e florestas preservadas e úmidas
Ocorrência � do Rio de Janeiro até o Ceará
Hábitos � não resiste ao desmatamento e a falta de umidade. Vive na mata densa, e úmida, em tocas de pedra ou em galerias de animais silvestres.
Alimentação � pequenos roedores 
Reprodução � a única viperídea das Américas que coloca ovos até 16, com tempo de incubação de 2 meses.
Ameaças � ameaçada de extinção devido ao desmatamento, morte pelos caçadores e pessoas que transitam por áreas florestadas da mata atlântica. 


TARTARUGA DA AMAZÔNIA (Podocnemis expansa)

Características � é a maior tartaruga fluvial do mundo, podendo atingir 1,0 m de comprimento de carapaça e 60 cm de largura, podendo pesar até 60 Kg . O casco com forma oval, sendo que os ossos são cobertos por um escudo córneo. Na carapaça, observamos um colorido preto, marfim ou alaranjado, com manchas escuras regulares. Possui patas curtas e potentes, sendo a anterior com cinco unhas e a posterior com quatro unhas.  A  cabeça   é  achatada   e  pequena   e   nela
tartaruga amazonia
localizam-se os olhos, as narinas (na parte superior do focinho) e a boca. Sua média de vida é acima de 100 anos.
Habitat � rios e lagoas.
Ocorrência � Amazônia, no norte do Brasil, Guianas, Venezuela e Colômbia
Hábitos � essencialmente aquáticos e diurnos. Vivem em grupos.
Alimentação � vegetais aquáticos, caramujos, frutos e peixes. Os filhotes alimentam-se de pequenos peixes e plantas aquáticas.
Reprodução � é poca de reprodução de outubro a março, quando a tartaruga enterra uma média de 60 a 100 ovos em um buraco de 44 a 56 cm de profundidade, espalhando areia para cobri-los e camuflar o local. Dentro de 45 a 60 dias depois nascem as tartaruguinhas, que imediatamente correm para o rio. O local da postura é chamado de tabuleiro.
Predadores naturais � quando filhotes, são os urubus, as piranhas, os jacarés, os jaús e alguns peixes grandes.
Ameaças - comércio de carne e destruição de ecossistema aquático. Seus ovos e filhotes são utilizados como alimento pelos moradores da Região Amazônica. 


TARTARUGA DE COURO (Dermochelys coriacea)

tartaruga couro
Características � a característica mais marcante da tartaruga de couro é a consistência de sua carapaça. A carapaça não é constituída de placas ósseas, mas sim recoberta por uma pele grossa e coriácea, quilhada e sem escama, tendo a aparência de couro. A sua carapaça é de coloração preta com manchas brancas ou azuladas espalhadas ao longo das quilhas, possui pontos rosados no pescoço, axilas e virilha. A tartaruga-de-couro também se distingue das outras no tamanho. É a maior tartaruga marinha do mundo e também a mais forte. Podem atingir 2 m de comprimento. Chegam a pesar até 600 kg . Tem grandes nadadeiras frontais, que lhe permitem nadar longas distâncias. Bico com dentes serrilhados. Escamas sobre a cabeça (os filhotes são cobertos de escamas).
O filhote tem todas as unhas, mas ele as perde quando se torna adulto. Apenas o macho conserva uma unha, grande e recurvada, com a qual ele se agarra às costas da fêmea durante o acasalamento. Usa as patas como nadadeiras, nada velozmente e é uma grande devoradora de peixes, moluscos e algas marinhas.
Habitat � águas tropicais. Está mais adaptada às águas frias devido à sua derme grossa e oleosa. Como resultado, é a mais amplamente distribuída; há registros em altas latitudes onde as temperaturas da água oscilam entre 10º C e 20º C.
Ocorrência � no Brasil aparecem no litoral do norte ao sudeste até o estado de São Paulo.
Hábitos � hábitos pelágicos (coluna d´água localizada no oceano aberto, após a quebra da plataforma continental. Um animal pelágico é aquele que vive, ou passa a maior parte de seu tempo, neste ambiente) e se aproximam da costa somente durante a temporada de reprodução. Também conseguem descer a grandes profundidades e estão bem adaptadas aos mergulhos profundos.
Alimentação � carnívora, se alimentando basicamente de águas-vivas e de sua fauna acompanhante.
Reprodução � o acasalamento ocorre enquanto as tartarugas nadam. Desova na areia da praia de 4 a 6 vezes por temporada, com 61 a 126 ovos por ninho. Normalmente mais da metade do ninho consiste de ovos pequenos e sem gema (não férteis). A incubação varia de 50 a 78 dias e a temperatura "ótima" é por volta de 29º C.
Predadores naturais � ovos e embriões são comidos por caranguejos, porcos e lagartos. Já os filhotes são predados por mamíferos, aves, peixes e lulas. Juvenis e adultos são atacados por tubarões e baleias Orcas.
Ameaças - em perigo de extinção pela caça e destruição do habitat. Por causa do hábito alimentar, freqüentemente confundem sacos plásticos ou celofane com águas-vivas e correm o risco de morrerem por indigestão. Adultos são capturados em redes flutuantes para pesca pelágica e por linhas longas (Long-Lines) usadas para pesca de atum. Não há pesca comercial para esta tartaruga, mas em alguns lugares sua carne é usada como isca na pesca de tubarões. 


TARTARUGA DO MAR (Caretta caretta)

Características � casco mede aproximadamente 1 m de comprimento podendo pesar até 250 Kg . Cabeça bastante grande em proporção ao restante do corpo, podendo medir até 25 cm , larga, ampla e subtriangular, com dois pares de escamas pré frontais e coloração morrom-avermelhada. Possui grande carapaça em forma de "coração", achatada e alongada com a parte posterior serrilhada. Possui cinco escudos centrais com discreta crista, cinco escudos costais, onze ou doze marginais.   Carapaça  de  cor  marrom-avermelhado   e
tartaruga do mar
plastão (placa óssea localizada na parte de baixo do casco da tartaruga marinha) usualmente muito pálido, amarelado. Patas dianteiras, carnudas, em forma de nadadeiras com duas garras. Mandíbulas poderosas lhe permitem triturar as conchas e carapaças de moluscos e crustáceos. Os filhotes são escuros de cor marrom dorsalmente. Também conhecida como tartaruga cabeçuda.
Habitat � mares
Ocorrência � todo o litoral do Brasil
Hábitos � essencialmente aquática
Alimentação � principalmente de algas, mas pode comer pequenos peixes, crustáceos e moluscos.
Reprodução � somente as fêmeas vão às praias para a desova entre os meses de setembro á março, de 2 a 5 vezes por estação, depositando uma média de 110 ovos em cada ocasião. É a que faz maior número de desovas nas praias do continente
Ameaças � caça e destruição do habitat 


TARTARUGA DE PENTE (Eretmochelys imbricata)

tartaruga pente
Características � carapaça elíptica com os escudos dorsais imbricados (sobreposição das escamas) sobrepostas como as telhas de um telhado , a cabeça é de tamanho médio, estreita e com o bico pontudo. É a mais coloridas das tartarugas marinhas. Suas escamas da cabeça têm margens creme ou amareladas, o arranjo das cores é diversificado: marrom, preto, vermelho e amarelo ao longo do plastão. O comprimento da carapaça varia de 53 cm a 115 cm quando adultas e podem chegar a pesar 150 Kg . É considerada a tartaruga mais bonita de todas as tartarugas marinhas.
Habitat � mares 
Ocorrência � na forma juvenil ou semi-adulta é encontrada em todo o litoral brasileiro
Alimentação � peixes, caramujos, esponjas e siris.
Reprodução � para desovar busca principalmente o litoral da Bahia e o de Sergipe.
Ameaças � seu casco era utilizado para a fabricação de adornos como pentes, aros de óculos, bijouterias e talheres. È a mais ameaçadas de extinção pela caça e destruição do habitat. 


TARTARUGA OLIVÁCEA (Lepidochelys olivacea)

Características � é a tartaruga comum, a menor dentre as tartarugas marinhas e chega a medir 1 m de comprimento. O macho adulto possui 3 cm a mais que a fêmea e pesa 2 kg a menos. Pode pesar até 60 Kg quando adulta. Coloração geral esverdeada e com crescimento, passa a ser cinza. Carapaça quase redonda e os escudos laterais apresentam-se sempre em mais de 5 pares.
Habitat � mares 
tartaruga olivacea
Ocorrência � todo o litoral brasileiro.
Alimentação � principalmente de algas que encontra no fundo do mar e perto dos recifes, de peixes, moluscos, crústaceos, principalmente camarões, e plantas aquáticas.
Ameaças � ameaçada de extinção pela caça ilegal e destruição do habitat. 

TARTARUGA VERDE (Chelonia mydas)

tartaruga verde
Características � é conhecida como tartaruga verde devido á cor de sua gordura localizada a baixo da sua carapaça. É a mais conhecida das tartarugas marinhas. Possui uma coloração que pode ser escura, amarronzada e tons esverdeados e sua carapaça tem uma forma oval. Os filhotes são marron escuro ou quase preto. É a maior das tartarugas marinhas de carapaça dura, e pode variar de 71 cm a 150 cm e seu peso varia de 40 Kg , podendo chegar a pesar até 350 Kg.
Habitat - mares
Ocorrência � todo o litoral brasileiro.
Alimentação � exclusivamente de algas
Reprodução � usa o litoral para desovar, mas se reproduz principalmente em ilhas oceânicas.
Ameaças � caça e destruição do habitat. 


TEIU (Tupinambis merianae)

Características � lagarto que alcança de 1,20 a 1,40 m de comprimento, incluindo 60 cm de cauda . Os machos são maiores e mais largos do que as fêmeas. Além de apresentarem uma papada maior do que das fêmeas. Cabeça comprida e pontiaguda, mandíbulas fortes providas de um grande número de pequenos dentes pontiagudos. Língua cor-de-rosa, comprida e bífida. Cauda longa e arredondada. Coloração geral negra, com manchas amareladas ou brancas sobre a cabeça e membros. Região gular e face ventral brancas, adornadas de manchas negras. Os filhotes são esverdeados, coloração que vai desaparecendo de acordo com o desenvolvimento dos animais.
Habitat � florestas, cerrados e caatinga perto d'água.
Ocorrência � do sul do Amazonas ao norte da Argentina.
Hábitos � diurnos e terrestres. Vive no chão e se abriga em tocas cavadas na terra.
teiu
Alimentação � onívoro (insetos, pequenos vertebrados, inclusive peixes, ovos, frutos e animais mortos).
Reprodução � chegam a maturidade sexual aos 3 anos de vida. Ovíparos. Desova entre 30 e 36 ovos por postura, que eclodem após 60 a 90 dias de incubação.
Ameaças � caça e destruição do habitat. 


TIGRE D'ÁGUA (Trachemys dorbignyi)

tigre dagua
Características � quelônio que atinge 40 cm de casco, com coloração rajada de verde, preto e amarelo
Habitat � pântanos, banhados, lagos, riachos e rios.
Ocorrência � sul do Brasil, Argentina e Paraguai.
Hábitos � diurnos, aquáticos
Alimentação � peixes, insetos e algumas plantas aquáticas.
Reprodução � desova entre 1 e 18 ovos por postura, que eclodem após 60 a 120 dias de incubação
Ameaças � caça para o tráfico de animais silvestres e destruição do habitat. 


TRACAJÁ (Podocnemis unifilis)

Características � atinge 8 Kg de peso
Habitat � rios e lagoas.
Ocorrência � em toda a Bacia Amazônica e do Rio Orinoco, na Venezuela.
Hábitos � aquáticos.
Alimentação � vegetais aquáticos e caramujos.
Reprodução � coloca cerca de 20 ovos por postura.
Ameaças � ameaçado de extinção pela caça, pois faz parte do hábito alimentar de habitantes da Amazônia e destruição do habitat. 
tracaja


URUTU (Bothrops alternatus)

urutu
Características � é uma cobra grande, chegando a medir 1,70 m de comprimento, mas raramente ultrapassa 1,20 m. É venenosa, perigosa e muito brava, mas como não gosta de encrenca, foge rapidamente quando perturbada. É curta e bastante grossa. Apresenta um desenho em forma de cruz na cabeça e formato de cruz no interior de cada um destes desenhos. Também conhecida como urutu cruzeiro.
Habitat � campos cerrados, em campos cultivados, e em brejos.
Ocorrência � América do Sul 
Hábitos � crepuscular e Noturno. Desfere botes desordenados à sua volta.
Alimentação � pequenos roedores
Reprodução � vivípara, nascendo entre 16 e 20 filhotes no início da estação chuvosa
Ameaças - morte irresponsável pelos homens do campo e destruição do habitat

Nenhum comentário:

Postar um comentário